Uma das maiores preocupações dos profissionais de segurança nas empresas são as questões envolvidas com Gestão de EPI de Trabalho em Altura, pois como devemos controlar esses equipamentos e inspeciona-los? É necessario acompanhamento e controle de tempo em tempo?
Duvidas comuns e fáceis de serem resolvidas bastantão apenas um pouco de atenção na norma NR35 e um pouco de criatividade para desenvolver uma planilha de gestão de EPI.
A norma regulamentadora 35 - NR35 Segurança em Trabalhos em Altura menciona no subitem 35.5.2 que devemos fazer inspeção em todos nossos epi, acessórios e sistemas de ancoragens.
Então entendemos que esses equipamentos são:
- Cinto de segurança tipo paraquedista;
- Cordas certificadas;
- Fitas de ancoragens;
- Mosquetes;
- Talabartes;
- Trava quedas;
- Blocantes;
- Cabos de aço; e tantos outros equipamentos utilizados para segurança nos ambientes verticais.
Transcrição da NR35
35.5.2 - Na aquisição e periodicamente devem ser efetuadas inspeções dos EPI, acessórios e sistemas de ancoragem, destinados à proteção de queda de altura, recusando-se os que apresentem defeitos ou deformações.
Esse subitem da norma nos diz para inspecionar nossos equipamentos na Aquisição e Periodicamente, até aí tudo bem, vamos entender.
Na aquisição:
Quando compramos os equipamentos é normal que façamos a primeira inspeção em cada um dos equipamentos destinados a trabalho em altura, caso encontramos alguma deformidade ou defeito nós de imediato já fazemos a devolução e solicitação de equipamento novo.
Na Inspeção Periódica:
Na aquisição:
Quando compramos os equipamentos é normal que façamos a primeira inspeção em cada um dos equipamentos destinados a trabalho em altura, caso encontramos alguma deformidade ou defeito nós de imediato já fazemos a devolução e solicitação de equipamento novo.
Na Inspeção Periódica:
A norma não é clara quanto ao tempo desse período e com isso dificulta a vida dos profissionais de segurança, pois os mesmo tem que fazer fichas de controle desses equipamentos e garantir que estão em perfeitas condições.
Mas uma boa dica para cuidar desses equipamentos e garantir sua integridade é ler seu manual, lá vem informações preciosas para guarda e manutenção ( higienização ), devemos fazer levantamento da data de compra, a quanto tempo estão guaradados, com qual frequencia são utilizados, e deve-se dar numeros a cada epi, para podermos fazer a gestão desse epi.
A gestão dos EPI consiste em criarmos uma ficha de controle de uso, onde iremos observar a frequência de uso, danos, desgastes, higienização e assim por diante. Esse é um processo trabalhoso, mais garante um excelente controle de vida util dos equipamentos de trabalho em altura.
Devemos adotar alguns itens para as fichas de controle e inspeção que são:
Mas uma boa dica para cuidar desses equipamentos e garantir sua integridade é ler seu manual, lá vem informações preciosas para guarda e manutenção ( higienização ), devemos fazer levantamento da data de compra, a quanto tempo estão guaradados, com qual frequencia são utilizados, e deve-se dar numeros a cada epi, para podermos fazer a gestão desse epi.
A gestão dos EPI consiste em criarmos uma ficha de controle de uso, onde iremos observar a frequência de uso, danos, desgastes, higienização e assim por diante. Esse é um processo trabalhoso, mais garante um excelente controle de vida util dos equipamentos de trabalho em altura.
Devemos adotar alguns itens para as fichas de controle e inspeção que são:
- Modelo do equipamento;
- Número de série ou código/número que você atribuiu;
- Ano de fabricação;
- Ano da compra;
- C.A, CE ou outra numeração de certificação;
- Numero da nota fiscal;
- Data do primeiro uso;
- Nome do usuário;
- Condições em que é usado ( tipo de trabalho );
- Data de inspeção inicial;
- Data das próximas inspeções;
- Condições do equipamento: 1 ok ( bom pra uso ) / 2 Duvidoso ( quarentena ) / 3 Ruim ( descartar )
Com esses dados já é possível começar a arrumar a casa. Lembre-se que a Norma diz que toda documentação referente a NR-35 deve ficar arquivada na empresa, ou seja, a disposição da fiscalização e mais importante, ela não dá prazo de guarda. Então; faça bem feito e guarde bem.
É necessario que façamos a inspeção na aquisição e periodicamente, recomendo uma inspeção geral e bem detalhada a cada 6 meses, essa deve ser a inspeção que vai ser anotada na ficha de controle.
A cada novo uso deve ser feito inspeção pelo usuário, antes e após os trabalhos, essa inspeção não precisa ser controlada a não ser que seja averiguado irregularidades nos equipamentos.
As inspeções que irão para a ficha de controle devem ser feitas por profissional com conhecimento no assunto acompanhado de profissional de segurança.
É de grande importância treinar o pessoal para reconhecer os diversos tipos de defeitos, anomalidades e problemas com os epis.
É necessario que façamos a inspeção na aquisição e periodicamente, recomendo uma inspeção geral e bem detalhada a cada 6 meses, essa deve ser a inspeção que vai ser anotada na ficha de controle.
A cada novo uso deve ser feito inspeção pelo usuário, antes e após os trabalhos, essa inspeção não precisa ser controlada a não ser que seja averiguado irregularidades nos equipamentos.
As inspeções que irão para a ficha de controle devem ser feitas por profissional com conhecimento no assunto acompanhado de profissional de segurança.
É de grande importância treinar o pessoal para reconhecer os diversos tipos de defeitos, anomalidades e problemas com os epis.
Estou disponibilizando um modelo de Ficha de Controle de EPI - NR35, este eu uso aqui na empresa e sempre me atendeu muito bem. O modelo está preenchido para que vocês tenham noção de como fazer, mas lembre-se, para cada equipamento uma ficha diferente. É trabalhoso, mais depois de tudo catalogado você terá total controle sobre seus equipamentos de Trabalho em Altura.
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