A ordem de serviço é um documento exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e tem como objetivo a prevenção de acidentes através da antecipação e reconhecimento dos riscos.Ela tem a função de emitir comunicações internas em uma empresa a respeito de um trabalho que precisa ser efetuado.
É necessário que a ordem tenha alguns campos para seu desenvolvimento como data e assinatura do funcionário, identificação de cargo etc.
Nota Importante: A Ordem de Serviço é um documento de extrema importância na gestão de segurança do trabalho em todas as empresas.
Ela irá apontar ao trabalhador os riscos inerentes das atividades e também as medidas de controle adotadas. Com a Ordem de Serviço o trabalhador ciência e se compromete a trabalhar de forma correta, fazendo uso dos equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa e adotando postura segura no desenvolvimento das tarefas.
1- Responsabilidades
S.E.S.M.T.- Elaborar, implementar e dar ciência aos funcionários da empresa e das empresas terceirizadas, sobre as suas obrigações e responsabilidades.
Diretoria- Fornecer os recursos necessários para a implementação das Ordens de Serviço.
Funcionários- Cumprir as Ordens de Serviço expedidas pela empresa e demais disposições legais e regulamentos sobre Segurança e Medicina do Trabalho.
2- Propósito
Assegurar a obediência à determinação contida na NR -1 ítem 1.7, alíneas b e c (parte do C) - artigo 157-II da CLT e tendo os seguintes objetivos:
Prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho.
Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir.
Dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punição, pelo descumprimento das ordens de serviço expedidas.
Determinar os procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
Adotar medidas determinadas pelo Ministério do Trabalho.
Adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho.
Informar aos trabalhadores:
Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho.
Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.
Os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos.
Os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
3- Política:
As Ordens de Serviço terão numeração sequencial e crescente com 03 dígitos.
As revisões seguirão o mesmo critério de numeração das O.S.S.M.T., acompanhadas do mês e ano em que foram efetuadas.
A aprovação de cada ordem deverá conter as seguintes assinaturas:
Elaboração- quem desenvolveu a ordem.
Revisão- chefia imediata de quem elaborou ou da área usuária (ordens específicas).
Aprovação- Diretoria administrativa.
S.E.S.M.T.- Elaborar, implementar e dar ciência aos funcionários da empresa e das empresas terceirizadas, sobre as suas obrigações e responsabilidades.
Diretoria- Fornecer os recursos necessários para a implementação das Ordens de Serviço.
Funcionários- Cumprir as Ordens de Serviço expedidas pela empresa e demais disposições legais e regulamentos sobre Segurança e Medicina do Trabalho.
2- Propósito
Assegurar a obediência à determinação contida na NR -1 ítem 1.7, alíneas b e c (parte do C) - artigo 157-II da CLT e tendo os seguintes objetivos:
Prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho.
Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir.
Dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punição, pelo descumprimento das ordens de serviço expedidas.
Determinar os procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
Adotar medidas determinadas pelo Ministério do Trabalho.
Adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho.
Informar aos trabalhadores:
Os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho.
Os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa.
Os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos.
Os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
3- Política:
As Ordens de Serviço terão numeração sequencial e crescente com 03 dígitos.
As revisões seguirão o mesmo critério de numeração das O.S.S.M.T., acompanhadas do mês e ano em que foram efetuadas.
A aprovação de cada ordem deverá conter as seguintes assinaturas:
Elaboração- quem desenvolveu a ordem.
Revisão- chefia imediata de quem elaborou ou da área usuária (ordens específicas).
Aprovação- Diretoria administrativa.
A revisão deverá ocorrer sempre que vencer a validade ou sempre que for necessária uma mudança ou acréscimo de procedimentos.
Composição das Ordens de Serviço:
As Ordens de Serviço devem conter as seguintes informações:
Responsabilidades: definição dos setores envolvidos e as respectivas ações.
Propósito: determina os motivos da existência da Ordem de Serviço.
Política: determina as diretrizes, recomendações e procedimentos à serem seguidos.
Anexos: constitui-se do material necessário para facilitar o entendimento da Ordem, limitações e exemplos à serem seguidos.
Campos mais comuns nas Ordens de Serviço
1-Data de Elaboração e Emissão;
Para sabermos quando foi elaborada e emitida.
1-Data de Elaboração e Emissão;
Para sabermos quando foi elaborada e emitida.
2-Data da Ultima Revisão;
Para sabermos quando foi revisada pela ultima vez.
Para sabermos quando foi revisada pela ultima vez.
3-Nome do Funcionário;
Campo necessário para a identificação do funcionário, pois não podemos deixar somente pela assinatura dele, é preciso identificação legivel.
Campo necessário para a identificação do funcionário, pois não podemos deixar somente pela assinatura dele, é preciso identificação legivel.
4-Setor;
Aponta para qual setor da empresa a O.S foi elaborada.
Aponta para qual setor da empresa a O.S foi elaborada.
5-Descrição da Função;
Serve para mostrar para qual função a O.S foi elaborada.
Serve para mostrar para qual função a O.S foi elaborada.
6-Agentes Associados as Atividades;
Exposição contínua ao agentes de risco.
Exposição contínua ao agentes de risco.
7-Riscos Identificados;
Aponta quais os riscos o funcionário estará exposto.
Aponta quais os riscos o funcionário estará exposto.
8-Possíveis Danos a Saúde;
Mostra o que cada risco pode causar a saúde.
Mostra o que cada risco pode causar a saúde.
9-EPI e EPC de Uso Obrigatório;
Aqui a O.S irá mostrar quais equipamentos de proteção individual e coletivo o funcionário deverá utilizar para que esteja seguro.
Aqui a O.S irá mostrar quais equipamentos de proteção individual e coletivo o funcionário deverá utilizar para que esteja seguro.
10-Recomendações Gerais;
Deve ser feita as recomendações necessárias para se fazer valer a segurança do funcionário.
Deve ser feita as recomendações necessárias para se fazer valer a segurança do funcionário.
11-Procedimentos em Caso de Acidente ou Emergência;
Nesse campo deve indicar a forma de comunicação e procedimento que se deve tomar em caso de acidentes, mostrar a quem deve comunicar e como agir.
Nesse campo deve indicar a forma de comunicação e procedimento que se deve tomar em caso de acidentes, mostrar a quem deve comunicar e como agir.
12-Treinamentos;
Nesse campo devemos apontar os treinamentos que deve ser realizado para aquele funcionário ( função ). Exemplo. Brigada de Incêndio, transporte manuseio de carga ou um treinamento especial...
Nesse campo devemos apontar os treinamentos que deve ser realizado para aquele funcionário ( função ). Exemplo. Brigada de Incêndio, transporte manuseio de carga ou um treinamento especial...
13-Observações;
Aqui deve ser feita observações quanto a segurança, onde o funcionário deverá observar todas as normas de segurança do trabalho e normas internas da empresa.
Aqui deve ser feita observações quanto a segurança, onde o funcionário deverá observar todas as normas de segurança do trabalho e normas internas da empresa.
14-Termo de Responsabilidade;
Esse termo é onde o funcionário irá assinar dando ciência de que entendeu tudo e que irá proceder conforme a Ordem de Serviço, é bom que o termo tenha embasamento legal e que seja objetivo.
Esse termo é onde o funcionário irá assinar dando ciência de que entendeu tudo e que irá proceder conforme a Ordem de Serviço, é bom que o termo tenha embasamento legal e que seja objetivo.
15-Campo para Aprovação da Diretoria e Assinaturas
Aqui é o campo onde quem aplicou a O.S irá assinar, juntamente com o funcionário.
Transcrição da NR 01 - Disposições Gerais e Portaria Nº84 de 04/03/2009
“1.7 Cabe ao empregador:
b)elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos; ...
e)determinar os procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.”
“1.8 Cabe ao empregado:
a)cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;..."
Exemplo de Termo de Responsabilidade
Declaro que recebi da NOME DA EMPRESA., as orientações que fazem parte deste documento, bem como, cópia do mesmo, comprometendo-me a seguir as orientações nele contidas e reconhecendo serem elas indispensáveis à minha segurança e à de meus colegas de trabalho.
Também afirmo ter recebido os EPIs de utilização obrigatória na minha função e comprometo-me a utilizá-los durante toda a minha jornada de trabalho, solicitando sua substituição sempre que necessário.
É prudente que seja entregue a Ordem de Serviço ao trabalhador no ato de sua contratação, deverá ser assinada pela empresa e pelo funcionário, deve-se explicar para o funcionário como é o funcionamento da Ordem de Serviço, seus riscos e suas medidas de controle, como também o termo de responsabilidade que está junto dela.
Dessa maneira a Ordem de Serviço se torna um documento funcional.
Aqui é o campo onde quem aplicou a O.S irá assinar, juntamente com o funcionário.
Transcrição da NR 01 - Disposições Gerais e Portaria Nº84 de 04/03/2009
“1.7 Cabe ao empregador:
b)elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos; ...
e)determinar os procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.”
“1.8 Cabe ao empregado:
a)cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;..."
Exemplo de Termo de Responsabilidade
Declaro que recebi da NOME DA EMPRESA., as orientações que fazem parte deste documento, bem como, cópia do mesmo, comprometendo-me a seguir as orientações nele contidas e reconhecendo serem elas indispensáveis à minha segurança e à de meus colegas de trabalho.
Também afirmo ter recebido os EPIs de utilização obrigatória na minha função e comprometo-me a utilizá-los durante toda a minha jornada de trabalho, solicitando sua substituição sempre que necessário.
É prudente que seja entregue a Ordem de Serviço ao trabalhador no ato de sua contratação, deverá ser assinada pela empresa e pelo funcionário, deve-se explicar para o funcionário como é o funcionamento da Ordem de Serviço, seus riscos e suas medidas de controle, como também o termo de responsabilidade que está junto dela.
Dessa maneira a Ordem de Serviço se torna um documento funcional.
Aqui deixo 2 modelos de Ordens de Serviço para Download grátis, é só clicar e baixar.
Modelo O.S Motorista |
Modelo O.S Carpinteiro |
2 Comments
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ResponderExcluirOlá Jorge!
Excluirobrigado por ler e comentar no Blog, seja sempre bem vindo.
Conforme regas do Blog SNC!( Logo aí a baixo ),
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Abraço.
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